segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sapateado X Linóleo

Se você é professor de sapateado e ministra suas aulas em uma Academia de Ballet, com certeza você já sofreu a crise do Linóleo. Sabe aquele tapete emborrachado que as bailarinas de ponta usam no chão para não escorregarem? Eis o terror de todo bom sapateador! Você ensaia o ano inteiro, cria ritmos e batucadas incríveis e em poucos segundos no palco você vê o seu trabalho musical se tornar mímica. Sapateado sem som lembra de longe um jazz meio fraco, ou uma nova tendência da dança contemporânea. Então o que fazer?

Depois de anos de conflito resolvi seguir o famoso ditado:
-“Se você não pode vencê-los, junte-se a eles.”

Eis que tive uma maravilhosa inspiração. A partir de hoje, se me pedirem para dançar no linóleo, só danço com playback. Criei minha coreografia maravilhosamente rítmica, fui num estúdio com meus sapatos musicais e gravei todas as nuances sonoras das minhas chapinhas. Fizemos a mixagem da música original com o som do sapateado e eis que surge - a música que sapateia sozinha. O resultado? Ganhamos segundo lugar no II Festival Ecodança de Limeira com a coreografia "Tap Nutcracker".


A idéia surgiu dos grandes shows de sapateado e filmes musicais. Você já viu o Gene Kelly ou o Fred Astaire trocando de sapatos em algum filme? Pode ter certeza de que nenhum deles usava chapinhas. E mais: Estava eu maravilhada assistindo o “Riverdance” no Credicard Hall em São Paulo quando uma amiga do meu lado me disse: Lidia, você não está vendo que eles não estão sapateando? Aquilo é linóleo, o sapateado está todo gravado em playback... Aliás, se você comprar o Cd do “Lord of Dance” você também vai ouvir o Michael Flatley sapateando na sala da sua casa. Primeiro fiquei chocada, me senti enganada, afinal, eu tinha comprado os ingressos para ouvi-los sapateando ao vivo. Mas depois pensei... - A gravação não tirou a beleza e a perfeição do trabalho deles, pois todos dançaram maravilhosamente sincronizados com a música. E cheguei à seguinte conclusão - Se eles podem, eu também posso!

Não quero com isso menosprezar o trabalho dos grandes mestres, professores e coreógrafos de sapateado. Sempre que eu encontrar a estrutura adequada de palco ou tablado de madeira com microfones, estarei lá com os meus sapatos ao vivo e com a música original. Mas a partir de hoje andarei sempre com 2 Cd´s na bolsa: o original e o playback. Isso porque também não acho que seja adequado boicotar o evento e me recusar a dançar. Não quero que o sapateado seja uma categoria excluída de todos os outros Festivais e Eventos de Dança. Apenas quero que minhas coreografias sejam vistas e ouvidas adequadamente em todos os palcos que eu tiver a felicidade de pisar.

Um comentário:

  1. Um dos posts mais úteis sobre piso para sapateado e coloco aqui também o flamenco. Quase inexiste uma reflexão e consenso sobre o piso adequado.

    ResponderExcluir